terça-feira, 13 de novembro de 2007

Arte e Tradição



Grade


Masseira







Espigueiro









Carro de bois








Fotos tiradas pela Vera, do 7ºA,a miniaturas de objectos, do nosso mundo rural,feitos pelo meu pai.

Grade
Alfaia agrícola utilizado na agricultura, servia para gradar (alisar a terra) era puxada por uma junta de bois ou vacas.
Foi inspirado numa outra alfaia agrícola já muito antiga que existia em casa dos meus avós maternos que eram agricultores.

Espigueiro
O espigueiro era o local feito em madeira, onde os agricultores guardavam as espigas de milho para não se estragarem, aí estava protegido da chuva.Este ainda é utilizado nos dias de hoje por alguns agricultores.
Foi inspirado num antigo.

Masseira (Gamela)
Utensílio utilizado para amassar a farinha para fazer o pão.
Ainda é utilizado pelas pessoas mais antigas que ainda fazem o pão em casa.
Foi inspirado numa outra já muito antiga.

Carro de bois
Meio de transporte puxado por bois.Utilizado na agricultura, servia para transportar produtos agrícolas e outros, tais como pipas de vinho, palha para os animais comerem, lenhas, adubos, estrumes, etc.…
Foi inspirado num outro já muito velhinho que os meus avós possuíam.

Um comentário:

NuskaSofiah disse...

O meu primo tem ou tinha um carrinho de bois pequenino de nós os dois brincar quando eramos pequeninos :) lol

e tenho em minha casa uma Masseira que era da minha avó :)

Sofia 8ºA Nº4